Carnavais...
Ao longo da vida passamos por fases que, de uma maneira, ou de outra, nos vão marcando e são fonte de enormes lembranças. O gostas pelo Carnaval é uma delas! Hoje confesso que não ligo muito a isto. Mas nem sempre foi assim. Na minha juventude e até um pouco mais velho, achava imensa piada ao Carnaval e vivia-o com imensa intensidade. Em casa da minha mãe, e mesmo aqui em casa, há um número considerável de caixotes com roupas, caraças, cabeleiras e outras coisas alusivas ao Carnaval. Com o meu “grupo de amigos”, chegamos a fazer máscaras por temas. Lembro-me, e ainda conservo o fato, de um ano em que nos mascarámos de banhistas (na versão feminina) do início do Século (XIX, claro!). Gastámos uns largos metros de tecido azul escuro e alguns quilómetros de “grega” branca!!!
Mas a história que queria contar não é esta. Um ano resolvemos todos mascararmo-nos de “sopeiras”, nome que se dava na altura às empregadas domésticas.
Em casa da minha avó havia umas fardas antigas e uma delas muito antiga mesmo. Era comprida e tinha um avental até aos pés também. Para os adereços, não faltaram os tradicionais pares de meias – para fazer as mamas – cabeleira, base, baton e outras coisas para as pinturas. O dinheiro era pouco e as “pinturas” foram compradas numa drogaria onde havia coisas muito baratas. O resultado final até foi giro. Há até uma reportagem fotográfica da ocasião. O pior foi no final da noite. A base parecia grude colada à cara. De tanto raspar e lavar, fiquei com uma alergia que durou mais de um mês a passar.
Apesar de, como já referi, hoje não ligar muito a esta época, para os foliões desejo um
Etiquetas: Histórias pessoais
14 COMENTÁRIOS:
Gosto da alegria do Carnaval ou não esteja eu num distrito com 3 grandes Carnavais a desfilar. Mas não me meto nessas andanças. Vou para fora arejar a pevide. Mas tenho um sonho, confesso: assistir um dia ao desfile das escolas de samba na Marquês de Sapucaí no Rio de Janeiro. Um dia, quem sabe. Jocas e bom fds, boa interrupção e bom Carnaval.
Obrigado pelos votos de feliz carnaval.
Este ano... estou a pensar mascarar-me de motorista...original?
Abraço
CN
A máscara faz parte da essência da função imperial e mais ainda no Oriente... Está tudo explicado, não é verdade?
:D
Não sou muito de Carnaval, mas se me desafiarem até alinho. Pena o tempo estar merdoso e a tosse não me largar. Ou fica para a semana, ou para o ano!
beijinhos e boas mini ferias
Hoje em dia, o Carnaval passa-me completamente ao lado. Aliás nunca gostei de me divertir por obrigação de calendário...
Mas, como tu, já tive alturas divertidas, uma das quais em Serpa, onde dava aulas, e sendo uma terra pequena, os "senhores professores" eram muito conhecidos; ora eu e mais três colegas resolvemos "provocar" aquela boa gente mascarando-nos de prostitutas e fomos engatar para as ruas: foi um escândalo, mas diverti-me à brava!
Bom Carnaval.
Eu cá gosto do Carnaval dos "cabeçudos", fora isso não acho piada...
Um bom Carnaval!
Abraço
Não sou propriamente um fã do carnaval e contam-se pelos dedos de uma mão as vezes que me mascarei. Não sei quando vai ser a proxima vez que me vou mascarar mas terá de ser a rigor e a vestimenta será a do batman.
Durante muitos anos não achei piada nenhuma ao Carnaval e, para dizer a verdade, as festas de carnaval com escolas de samba à portuguesa, com fantasias cariocas e artistas de segunda convidados para reis e rainhas, são de fugir.
Acho muito mais gira a tradição do Carnaval de Lazarim (Trás-os-Montes), por exemplo - pelo menos tem a ver connosco. Confesso que também era capaz de gostar de ir a Veneza, mas é mais pela sedução e pelo mistério.
Contudo, este ano, surgiu convite para uma festa no Sábado à noite, onde toda a gente vai mascarada e eu vou alinhar. E se correr bem, de Segunda para Terça, repito a dose, he he he...
Bom fim de semana! :)
Fazes muito bem, Catatau. E já agora, vais mascarado de quê?
Conta-nos tudo, não nos escondas nada!
O carnaval é apenas uma época em que muitos tiram a máscara e são mais genuinos, mais naturais, mais verdadeiros. O carnaval tem essa vantagem de nos libertar dos medos do que os outros possam pensar de nós.É Carnaval ninguém leva a sério o que fazemos, mas muitas vezes é nesta época que fazemos e somos o que queremos ser todo o ano.
Não sou dado a Carnavais, mas boa folia para quem gosta!
Eu tb não ligo muito ao Carnaval. Dá jeito que haja porque, por enquanto, sempre são 3 dias de folga hehehe
Já em miúdo nunca achei muita piada ao Carnaval e agora que já sou mais crescidinho opto por disfarçar-me de jornalista. Uma máscara que dá para todos os carnavais
EU também gostava muito de me mascarar no carnaval...
Foram tantos os anos, que a máscara acabou por colar e ficou definitiva...
LOL
BOM FIM DE SEMANA
Enviar um comentário
<< Home