Bolero de Ravel
Bolero é o nome célebre de música de ballet que foi composta em Mourice Ravel, compositor francês.
Mesmo os ouvidos menos entusiastas deste tipo de música (erudita, clássica) não ficam insensíveis aos acordes do Bolero que o autor considerava de "uma obra para orquestra sem música" e que foi dançada pela primeira vez pela famosa bailarina de nacionalidade russa, Ida Rubinstein.
Um traço característico da música de Ravel é o dinamismo, que está bem patente no seu bolero onde se sente como que um “movimento perpétuo" e crescente de intensidade.Neste site encontra-se uma
excelente animação tendo por fundo o Bolero de Ravel !. Trata-se de uma peça comprida mas que vale a pena ver até ao fim...
PS. Estou na fase da música clássica... está a fazer-me bem ao estado de espírito (e não só) que estou a viver. Melhores dias se avizinham... espero eu! Aproveito para agradecer os “sinais exteriores” de carinho que tenho recebido de alguns amigos :)
17 COMENTÁRIOS:
Isso mesmo Urso!
vê lá se ..."acalmas" respira fundo e seja a música que ouvires desde que te sinta Bem é o que interessa...
Qto à música..é aquela "base" (já sabes como sou)..para todos os gostos ;) "moods" ocasiões...Música é Salvação ;) lol
hugi
Urso essa dos serviços minimos é sem duvida uma excelente ideia. Mas eu tenho pra mim que essa palavra nao consta do dicionário do Sr. TZ...
Quanto ao bolero, é mágnifico. Estou mesmo a ver a cena, esticadinho no sofá a olhar pro mar hmmm que delicia :)
Gostei moito do bolero, co seu permiso vouno incluír na miña páxina. Agardo que saia vitorioso desa fase de mínimos na que sea atopa agora. Un saúdo.
Ahá!
Estás "bibo"!
(Embora eu já soubese que tu sabias que eu sabia que estavas "bibo"). ;))
Pois o Bolero é um magnífico "crescendo" que já serviu para muita coisa, digo eu. Desde aparecer como música de fundo de uma célebre "amazona" dos anos 80, que gostava de montar em pelota (e há lá outra forma!?), até constar da banda sonora de uma xaropada francesa, tb pela mesma época, designada "Les uns et les autres". Não admira, por isso, a bonita coreografia que apresentas.
A intemporalidade e simplicidade desta sublime peça de Ravel torna-a um dos "must" para todos os que se iniciam na chamada música erudita. E para os apreciadores do compositor, de um modo geral.
Mas a mim, quem me tira a Meditação de Thaïs, de Jules Massenet, tira-me tudo. E já agora, o Adágio de Barber, também. Arrepio-me, pronto. :)
Está fantástico. Só fui uma vez à ópera, mas não tinha idade suficiente para apreciar, por isso limitei-me a gostar. Vinho, Charutos e Ópera só se aprecia mesmo depois de se provar tudo o resto. É uma das vantagens de se ter nascido na década de sessenta (meu Deus!!! do Século passado).
Por isso a receita do total relax deverá ser: Um bom vinho (Lavradores de Feitoria, Douro, 2003)um bom charuto cubano (tanto faz desde que seja mesmo de lá) e o Bolero (sem a dita amazona). Se não for com vista para o mar, pode ser no vértice sul do triângulo HE HE HE
Bom vinho. Bela escola, ó MrtBear.
Inscreve-te como sócio do CPO (Clube Portuense de Ópera) e mandam-te bilhetes de borla para todos os espectáculos. Olha que vale a pena (embora eu prefira o ensaio geral - deve ser por ser geral, ah ah ah).
Acho Ravel sensual e Bolero até me dá calores! As coisas que me foste lembrar. É impossivel o teu estado de espírito não melhorar, com o Bolero, os miminhos dos amigos e um grande beijo que te deixo aqui, com votos de semana mágica!!!
Meu Deus Catatau.... isso está mesmo mau!!! Nem a noite de sexta animou as hostes?? :-)))
Geral??? eu lá sou homem de geral!!!! HEHEHEHEHEH. Comigo é mais 3º anel, bancada central, Tribuna de Honra, etc :-)).
Mas vou registar a sugestão.
os amigos nao te deixaram cair
;)
Catatau: chamar "xaropada francesa" a "Les uns et les autres" ... :(
Quando me referia a ensaio geral, era pelo convívio animado e despretencioso que se gera entre o pessoal que assiste (jornalistas, pessoal do teatro, malta ligada às artes, de uma maneira geral). Longe de mim pensar outras coisas, canudo!
Ó Swatch, o "Les uns et les autres" já não faz o meu estilo de filme, pronto. Os filmes da minha vida são o "Era uma vez na América" e o "Blade Runner". E "Il Gatopardo", já agora. :)
A mim quem me tira "Eu tenho dois amores" (salvo seja sem pescoço) ou 0 "Anikibóbó", tira-me tudo
:)))))))))))))))))))))
Tens razão Urso. Ser feliz (e ter saúde) é que é verdadeiramente importante! E é o que se leva desta vida. :)
Olha, TZ, por acaso o Anikibóbó é o único filme do Manoel que eu gosto. Deve ser da "auto-projeccção". ;) Afinal sou do Porto, carago. :)))
Espero que esteja tudo bem contigo e que a ausência tenha sido por boas razões.
Também tenho andado ausente, mas será temporário.
Para quando a proxima caipirinha? ;)
abraços
adorei a animacao. como vai indo o verao? aqui tem feito dias lindos, mas me falta o mar, o horizonte e o calor humano! beijos
Tenho esta animação, e doro-a, acho que está super.
Hoje vai um beijo carregado de toda a força do mundo, que também me soubeste dar.
Excelente escolha! um abraço forte para te dar força ;-)
Enviar um comentário
<< Home