Surpresa
Há já uns dias que ando com vontade de colocar este post. Por vezes sabe bem escrever qualquer coisa de mais “séria”, de mais profunda. Aqui vai...
Profissionalmente há uma coisa que me dá imenso orgulho. Ao longo da minha carreira, tenho conseguido estabelecer uma excelente relação com os alunos dos vários níveis de ensino por onde tenho “navegado”.
Para mim, que lido diariamente com a formação de professores, a relação que se consegue estabelecer com os alunos é um factor de sucesso que não é possível, com muita facilidade, transmitir aos futuros professores. Esta “tese” tem como pressuposto que um professor, para além de ter de promover condições para que seja efectiva a aprendizagem “curricular” dos alunos, é, igualmente, um educador privilegiado dado que lida com os alunos regularmente. São muitos os factores que se conseguem “eleger” como promotores de uma boa relação professor/alunos. Reduzir esses factores a “maneira de ser do professor” ou “características do grupo de alunos” não tem a minha concordância...
Há um aspecto que ao longo da minha carreira se foi tornando cada vez mais evidente. Os alunos desculpam mais depressa um professor que não “ensina” bem que um professor que não tem uma boa relação com a turma.
Felizmente, e pondo de lado falsas modéstias, a minha competência profissional nunca foi posta em causa. Posso igualmente afirmar que muito tenho “trabalhado” para que isso seja uma realidade...
Há duas semanas tive a prova de que mais uma vez tinha conseguido estabelecer uma boa relação com o grupo de alunos que tive este ano. Apesar de ter sido um ano complicado, de ter estado doente, das condições oferecidas para a cadeira não terem sido as melhores, os alunos e eu próprio fizemos um grande esforço para que esta cadeira, que ainda por cima tinha um programa novo, fosse bem sucedida!
Na última aula, na hora do intervalo, a delegada de curso veio pedir-me se os deixava reunir na sala contígua à dos computadores e que serve de apoio a esta sala. Segundo ela, a razão do pedido prendia-se com a necessidade de dar algumas informações sobre o modo como se iria processar a escolha dos locais de estágio do próximo ano.
Lá entraram os alunos para a referida sala e, passados uns minutos, uma aluna veio-me pedir se poderia tentar explicar o modo como era calculada a média do grupo para a distribuição...
Quando cheguei à porta tive uma grande a agradável surpresa.
Havia uma “festa” preparada para mim.
Um grande bolo com uma mensagem escrita, bebidas (não alcoólicas), uma prenda com o respectivo cartão e acima de tudo um conjunto de caras sorridente e felizes por terem conseguido “montar” tudo sem eu ter desconfiado de nada.
A altura pedia umas palavras... mas confesso que elas custaram a sair... Lá acabaram por brotar a custo, “regadas” com algumas lágrimas que teimaram em rolar pela cara “abaixo”...
Seguiu-se um excelente momento de convívio informal.
Tenho pena de não ter uma reportagem fotográfica... Mas confesso que não sei se a partilharia aqui!
Mas não consigo deixar de partilhar o “presente” não pelo presente em si mas pelo significado que tem para mim.
Profissionalmente há uma coisa que me dá imenso orgulho. Ao longo da minha carreira, tenho conseguido estabelecer uma excelente relação com os alunos dos vários níveis de ensino por onde tenho “navegado”.
Para mim, que lido diariamente com a formação de professores, a relação que se consegue estabelecer com os alunos é um factor de sucesso que não é possível, com muita facilidade, transmitir aos futuros professores. Esta “tese” tem como pressuposto que um professor, para além de ter de promover condições para que seja efectiva a aprendizagem “curricular” dos alunos, é, igualmente, um educador privilegiado dado que lida com os alunos regularmente. São muitos os factores que se conseguem “eleger” como promotores de uma boa relação professor/alunos. Reduzir esses factores a “maneira de ser do professor” ou “características do grupo de alunos” não tem a minha concordância...
Há um aspecto que ao longo da minha carreira se foi tornando cada vez mais evidente. Os alunos desculpam mais depressa um professor que não “ensina” bem que um professor que não tem uma boa relação com a turma.
Felizmente, e pondo de lado falsas modéstias, a minha competência profissional nunca foi posta em causa. Posso igualmente afirmar que muito tenho “trabalhado” para que isso seja uma realidade...
Há duas semanas tive a prova de que mais uma vez tinha conseguido estabelecer uma boa relação com o grupo de alunos que tive este ano. Apesar de ter sido um ano complicado, de ter estado doente, das condições oferecidas para a cadeira não terem sido as melhores, os alunos e eu próprio fizemos um grande esforço para que esta cadeira, que ainda por cima tinha um programa novo, fosse bem sucedida!
Na última aula, na hora do intervalo, a delegada de curso veio pedir-me se os deixava reunir na sala contígua à dos computadores e que serve de apoio a esta sala. Segundo ela, a razão do pedido prendia-se com a necessidade de dar algumas informações sobre o modo como se iria processar a escolha dos locais de estágio do próximo ano.
Lá entraram os alunos para a referida sala e, passados uns minutos, uma aluna veio-me pedir se poderia tentar explicar o modo como era calculada a média do grupo para a distribuição...
Quando cheguei à porta tive uma grande a agradável surpresa.
Havia uma “festa” preparada para mim.
Um grande bolo com uma mensagem escrita, bebidas (não alcoólicas), uma prenda com o respectivo cartão e acima de tudo um conjunto de caras sorridente e felizes por terem conseguido “montar” tudo sem eu ter desconfiado de nada.
A altura pedia umas palavras... mas confesso que elas custaram a sair... Lá acabaram por brotar a custo, “regadas” com algumas lágrimas que teimaram em rolar pela cara “abaixo”...
Seguiu-se um excelente momento de convívio informal.
Tenho pena de não ter uma reportagem fotográfica... Mas confesso que não sei se a partilharia aqui!
Mas não consigo deixar de partilhar o “presente” não pelo presente em si mas pelo significado que tem para mim.
16 COMENTÁRIOS:
És uma pessoa muito especial!
Adorei....
beijos, muitos
A razão de tudo isso é que tu és um professor muito especial e muito fora do normal, não deve haver muitos por ai como tu! Eu que o diga!
Beijocas das grandes :)
Todos os comentários são importantes e merecem, da minha parte, toda a atenção...
Mas os três que acabo de ler são muito gratificantes. Não por dizerem bem ou me apoiarem mas, sobretudo, por serem de quem são!
Um beijo grande para vocês MEUS AMIGOS!
Urso, Não "xouriça"... Aguenta-te que um "home" não faz isso... mesmo "coisinho" que seja!
vou ali limpar as lágrimas e já volto!
Olha rapaz, gostei mesmo muito do que te aconteceu. É bom sinal. É isso que nos dá forças e uma energia enorme para nunca defraudar os nossos alunos. Afinal, nós bem podemos merecer um mimo desses, mas se não fossem eles nunca os desafios teriam o mesmo sabor. Noto que gostas genuinamente dos teus alunos. E que eles gostam de ti. É a melhor recompensa que se tem num trabalho como o nosso. Dá cá um abraço ó "especial"! :)
ps: ...e benvindo ao clube! :)
Não quero deixar de dar o meu contributo; acho que não é demais sublinhar que és de facto muito especial ; espero que os novos alunos que vais encontrar no próximo ano lectivo o saibam reconhecer; estou plenamente convicto que da tua parte, tudo farás para que tal suceda. Um beijo do tamanho do mundo.
Ahhhhhhhh..... Que romântico!... ;)
Como já te tinha dito pessoalmente, cada um tem aquilo que merece!! O facto de seres a pessoa que és, é de esperar, que aos olhos de boa gente sejas valorizado, devido ao teu empenho, dedicação, disponibilidade, etc.. Sem duvida és uma pessoa muito especial, eu q o diga, e ter o reconhecimento dos alunos, so demonstra a tua qualidade, não só como docente, mas tambem como pessoa... pronto e o resto ja sabes.. lol;)
Bjos e abraços a todos
"o nosso mundo e' o espelho de nos mesmos"
o gesto dos teus alunos reflectem a pessoa que tu es, de forma tao nitidia que da' bem para ver daqui.
:)
É impossivel um grupo de alunos, ou quem quer que seja, não ser capaz de reconhecer o teu profissionalismo, dedicação, preocupação e tantas outras coisas boas que tu tens paizito.
Foi até hoje o post que mais gostei de ler, talvez por teres conseguido transpor a barreira do virtual e teres deixado, por palavras, transparecer aquilo que tu és. E quem te conhece tão bem como eu te conheço, consigo "ver-te ali escrito"...
Estar aqui a fazer a minha apreciação acerca de ti como pessoa é desnecessário porque qualquer adjectivo que possa usar é sempre insuficiente. Enquanto professor também não o posso fazer porque, infelizmente, nunca tive a sorte de te ter como tal. No entanto, e falo como aluno que sou, um aluno (e neste caso os teus alunos) sabe sempre reconhecer o bom professor. Não só o que ensina e explica bem, mas também aquele que, como tu, consegue criar estes laços de amizade que hoje em dia são cada vez mais raros...
Por aquilo que és, por aquilo que me ensinaste e por tudo o que fizeste por mim, o meu muito obrigado "paizito" :)
Confesso que me sinto um pouco "sem palavras" para comentar os "comentários".
Apenas o meu "obrigado" pelas palavras e, sobretudo, pela amizade demonstrada.
Um abraço a todos e apenas um "sublinhado" ao meu "filho net"
Bom dia, meu amor!
beijos, muitos, milhões deles...
...pois...que dizer mais?!...sabes bem o carinho e amizade que sinto por ti...e como eu muitas outras pessoas têm tão bom gosto ;) É UM PRIVILÉGIO SER TUA AMIGA...beijo...molhado e com muitas....muitas saudades!
Eis aqui a desnaturada dos comentários... *risos*
Só para te dizer que os "profs", como tu, ficam registados/gravados na memória dos alunos, como é o caso dos teus.
E esta "relação" (quando existe) é das experiências mais gratificantes do ensino. Que bom que é olhar para trás, para os nossos tempos de escola, e falar, recordando, de pessoas que nos ensinaram o que estava nos livros e, sobretudo, fora deles.
Parabéns, "stôr"! :=)
Bejos.
quem é "boa" é "boa" ;)...que mais dizer ;)
braçuuuuu
Enviar um comentário
<< Home