Bem prega Frei Tomás...
Bem prega Frei Tomás, faz o que ele diz mas não o que ele faz!
Nestes últimos dias tenho me lembrado bastante deste “ditado popular”. De facto, quem seguiu as opiniões deste governo, enquanto era oposição, e vê as decisões que está a tomar, nota a discrepância entre as “palavras” e os “actos”.
Em matérias de educação (deixem-me puxar as brasas...) as últimas decisões são verdadeiramente catastróficas. Estamos a falar de uma área que, até quando já eram “governo”, foi considerada prioritária.
Como motivar os professores quando se lhes “corta” a progressão na carreira?
Como motivar os futuros professores se lhes vai ser exigido trabalho gratuito e oportunidades de formação reduzida?
Será que é assim que se pretende preparar a geração futura?
Isto vai mal... mesmo muito mal!
Nestes últimos dias tenho me lembrado bastante deste “ditado popular”. De facto, quem seguiu as opiniões deste governo, enquanto era oposição, e vê as decisões que está a tomar, nota a discrepância entre as “palavras” e os “actos”.
Em matérias de educação (deixem-me puxar as brasas...) as últimas decisões são verdadeiramente catastróficas. Estamos a falar de uma área que, até quando já eram “governo”, foi considerada prioritária.
Como motivar os professores quando se lhes “corta” a progressão na carreira?
Como motivar os futuros professores se lhes vai ser exigido trabalho gratuito e oportunidades de formação reduzida?
Será que é assim que se pretende preparar a geração futura?
Isto vai mal... mesmo muito mal!
13 COMENTÁRIOS:
Vai mal e de que maneira....
De facto as coisas vão mal, muuuuito mal; e eu que o diga ...
Mal? Isto é o aviltamento de toda uma classe! É o PREC ao contrário! É o neoliberalismo no seu pior!
Só uma coisa me consola: não votei neles! Só espero que nas autárquicas tenham o que merecem!
Desculpa lá o desabafo ó TongZhi, mas isto não é nada, comparado ao que ando a sentir. :(
Ai eu concordo! Graças a Deus que acaba a progressão AUTOMÁTICA de carreira... Professores levam pela tabela, já que são funcionários públicos... Todos temos de nos esforçar, não? Porque é que uns dão ao coiro, e outro professores anti-pedagógicos e filhos da p*** como eu tive pelo menos 3 na minha vida de secundário hão-de ir sempre em frente, se TODA a gente se queixava???? E os em pré-reforma, que só iam para dar cabo do juízo, quando faltava um professor...
ALELUIA!
Peço perdão por ser diferente, mas tamos em democracia :D
E pronto!!!!
Viva a diversidade do L3kas...
*colocando a mão na testa*
Não sei se o afogue, se lhe aperte o pescoço, se lhe meta uma faca nas costas ...
hehehehehh
Olha L3ka, andas mal informado porque os profs não fazem progressão automática. Frequentam acções de formação em regime pós-laboral, fazem trabalhos e são avaliados por isso. Com a avaliação (créditos), elaboram um relatório crítico correspondente aos anos em que estiveram em determinado escalão. Esse relatório é tb, por sua vez, avaliado por uma comissão criada para o efeito. A progressão dos profs não é, portanto, automática como querem fazer pensar. Mais ainda: os professores do secundário com mestrado e/ou doutoramento progridem em regra quatro anos. Achas justo que venham agora congelar escalões a quem se esforçou por subir e investiu muito tempo e dinheiro na sua valorização? Os professores não têm culpa dos energúmenos que apanhaste no secundário. Como em todas as profissões, há quem seja um bom profissional e um mau trabalhador. De qq forma não é isso que está em causa. A promoção não é automática: é por mérito!
E os estagiários têm o direito de ser pagos pelo serviço que prestarem à comunidade. Achas que são professores de segunda? Vê bem. Não caias em demagogias neoliberais.
leka: clap..clap...clap....boa malha!!!
Comissões de avaliação???? lolllllll...poupem-me!!!
Mestrados???? é vê-los como cogumelos....só prá progre$$ão....e de uma maneira geral de valor científico ké um espanto!!!!
Meus caros: a actual classe de profs, pelo menos a nível de secundário, é de um nível cultural e pedagógico risível...e quanto ao que ganham, olhem que, em termos europeus, não estão nada mal...assim, se passasse nas restantes profissões!!!
sem querer esta a apontar dedos a ninguem, ate' porque eu como nao cidadao de portugal nao estou em posicao para dar opiniao, mas fica aqui a titulo de referencia apenas:
"da-me a impressao, visto de longe, que em Portugal nao se olha para o big picture, em vez disso vai-se mexendo aqui e e acola' na esperanca de que as pequenas mudancas/correcoes irao produzir um todo melhor - wrong!"
qualquer lider/gestor/manager, deveria proceder assim:
- visualizar resultados desejados;
- esbocar o cenario ideal a que se quer chegar (neste caso sistema de ensino) tendo em consideracao os resultados desejados e estabelecer estragtegias;
- desenvolver procedimentos, defenindo meios; responsabilidades, prazos de accao.
- fazer devida promocao e formacao dos actores (os que accionam e estam envolvidos no planos);
- medir periodicamenete resultados;
- introduzir medidas correctivas de amelhoramento entretanto obtidas a partir do feedback daqueles que accionam os planos (actores).
isto assim, muito apressadameente, e' como os grandes CEO fazem o management de grandes multinacionais e como os lideres politicos lideram paises com sucesso...
em portugal, a accao dos politicos, soa-me um pouco a medidas desesperadamente curativas... nada de "break the china", nada de prevencao, estrategia, planeamento, medicao e exigencia de resultados, responsabilizacao, premios e castigos...
sera' barreira cultural da minha parte... ou e' mesmo assim?
Há comentários que demonstram coisas mal resolvidas. E há gente que vê um palito nos olhos dos outros e não topa um tranqueiro nos seus. Repito: como em todas as profissões há o bom e o mau. Seja no público, seja no privado. Mas a mentalidade paroquiana do ser português anula tudo o que se distancie mais de trinta cm do seu umbigo.
E olha Nic, tens carradas de razão!
Oh catatau! Mas não digo que concorde com estágios não remunerados! E quando falo em progressão automática, é mesmo isso: automática, sem mérito! Se se esforça, se trabalha, se é professor reconhecido, então terá todoo meu apoio!!!!! MAs se for um filho da mãe mau, de vistas curtas, azedo e desprezivel - como muitos! - então calma aí amigos! eu malho em tudo: tenho de pagar IVA, transportes mais caros, etc e tal... E depois há uma classe previlegiada que não PODE??????????? Mas que DEMOCRACIA SOCIAL é essa????????????? Por caneco com os funcionarios publicos que tão cheios de ma vontade e de ma cara, que é sempre um tedio atenderem alguem... E para os que se esforçam, qqhat's the big deal??? Se são porreiros, sobem, mas os mentecaptos ficam para tras!
A refroma não se faz por um ou dois gestos... sãoi muitos, e só isto não chega!
Há bons e maus professores, há bons e maus médicos, há bons e mais políticos, etc..... Só a ignorância poderá levar a generalizar o todo pela parte. O que levou anos a negociar e a conquistar entre sindicatos e governos de vários quadrantes políticos é agora, numa semana, destruído por uma senhora ou senhores que de ensino não percebem nada. Mais. temos assistido a tomadas de decisões unilaterais por parte da senhora ministra que nem Salazar tomou contra os portugueses. Os que lêm e comentam este blog sabem que só o fazem porque tiveram alguns bons professores que lhes ensinaram muito do que hoje sabem. Agora levarem todos por tabela no prosseguimento de uma política neofascizante, isso é imoral, injusto e desrespeitador dos Direitos Humanos. Tó. aneto88@hotmail.com
Obrigado Tó pelo teu testemunho e participação!
Abraço forte
Enviar um comentário
<< Home