Paradoxos...
Um paradoxo é uma declaração aparentemente verdadeira que leva a uma contradição lógica, ou a uma situação que contradiz a intuição comum.
Em termos simples, um paradoxo é 'o oposto do que alguém pensa ser a verdade'.
Quando lecciono as sucessões, gosto sempre de começar por apresentar um paradoxo. Escolho sempre um paradoxo histórico para poder falar um bocado da História da Matemática.
Normalmente uso uns dos paradoxos de Zenão.
Este ano tive a oportunidade de "usar" o trabalho de uma turma de 12º ano que, na área de projecto, desenvolveu um trabalho sobre história da Matemática. Entre outras coisas, os alunos decidiram fazer umas dramatizações de problemas históricos da Matemática.
Paradoxo de Zenão: Aquiles e a Tartaruga
Aquiles, o herói grego, e a Tartaruga decidem apostar uma corrida de 100m. Como Aquiles é 10 vezes mais rápido que a tartaruga, esta recebe a vantagem de começar a corrida 80m na frente da linha de largada.
No intervalo de tempo em que Aquiles percorre os 80m que o separam da Tartaruga, esta percorre 8m e continua na frente de Aquiles. No intervalo de tempo em que ele percorre mais 8m, a tartaruga já anda mais 0,8m... Dessa forma, não importa quanto tempo se passe, Aquiles nunca alcançará a Tartaruga.
A solução clássica para esse paradoxo envolve a utilização do conceito de limite e convergência de séries numéricas. O paradoxo surge ao supor intuitivamente que a soma de infinitos intervalos de tempo é infinita, de tal forma que seria necessário passar um tempo infinito para Aquiles alcançar a tartaruga. No entanto, os infinitos intervalos de tempo descritos no paradoxo formam uma progressão geométrica e sua soma converge para um valor finito, em que Aquiles encontra a tartaruga.Etiquetas: Coisas da escola, Curiosidades, Histórias pessoais
14 COMENTÁRIOS:
aiiii...tanto metro...tanta "coisa" infinita...tanto limite, convergência e afins...aiiiiiii....lol....
tadinho do aquiles...infinitamente a tentar alcançar a tartaruga...é loiro???? lol
gostei da parte final heheheh "No entanto, os infinitos intervalos de tempo descritos no paradoxo formam uma progressão geométrica e sua soma converge para um valor finito, em que Aquiles encontra a tartaruga.."
ou seja HAPPY END LOL
estou na banheira de champagne à tua esperaaaaaaa!
bom fim.de.semana
beijos, muitos
Lá estas tu com desparates,,, O TongZhi,, não sabes que o Aquiles teve um problema nos calcanhares e teve de ser operado?? Mas qual problema de infinito e de convergência.../////,,,, tu para de contar babozeiras aos teus alunos.... só faltava mais esta///
Mesmo não perguntando eu digo-te: o Aquiles já esta melhor da operação e esta a recuperar rapidamente,,,, ///
... que a tartaruga se ponha a pau,,,,,,
...ahahahahahhaha
Ganda pinta, meu! Altamente! Andei que tempos a ver se conseguia morder as aporias do Zenão, mas estava a ver que nunca lhes aporia a dentuça!
Mas mesmo com o tendão lixado, o Aquiles não se deixou intimidar lá pela tartaruga, e atirou-se à soma dos infinitos intervalos de tempo!
Ganda homem! 'Tou todo apanhadinho!
Mandei-me o Aquiles por correio expresso!
'Tou que não posso! Ai, ai...
PARADOXO é eu ter de trabalhar no primeiro fim de semana de Verão...
E amanhã passar a manhã à espera do Sócrates (que não o filósofo) aquele mais cá da terra
Dassssssss
Isso é que ninguém explica
Coitado do Aquiles... lol.
Abraço e bom fim-de-semana!
se eu tivesse tido professores de matematica como tu na minha carreira de estudante, talvez não "odiasse" tanto a dita. é por saber que há prof's como tu que me sabe bem pagar impostos. O B R I G A D A por seres assim com os teus meninos. B E I J Ã O nessa careca.
O maior paradoxo (ainda maior que o do Mrtbear) é ter sido professor de matemática, odiando matemática; coitados dos alunos, tinham o paradoxo à sua frente, mas o mesmo não lhes era explicado.
Abraço.
Bem!
Tive de ler o teu post várias vezes.
Melhor que perceber o problema/exercício foi constatar que recorres aqui a formas interessantes de leccionar uma matéria que, apesar de eu gostar, todos sabemos não ser muito popular.
Dou-te os meus parabéns!
Grande abraço
Ora aqui está uma união altamente recomendável: a História e a Matemática!
E é por isso que o calcanhar do rapaz nunca mais foi o mesmo... pudera, com tanta correria!... ;)
É por estas e outras que te nomeei para Blog com Ovários...ooooops, tomates... enfim, professor danado de bom!
Beijinos e boa semana
Tou um bocado baralhado...
Engraçada a capacidade que tens de mostrar aos teus alunos que a matemática pode ser divertida... e entendida usando outras "linguagens" (neste caso o teatro)!
És mesmo bom professor. Sinceramente acredito nisso.
Pois professor não é aquele que sabe tudo mas aquele que consegue ser entendido naquilo que ensina. ;-)
hugzzz
Onde andavas tu quando eu tinha que estudar matemática? Tinha tido muito melhores notas com um professor assim. Pelo menos teria gostado mais da disciplina e logo estaria mais inclinada para investir tempo nela lol em vez disso, preferia estar a fazer cenários para o grupo de teatro. Se estivesses lá, terias juntado as duas coisas ;)
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