Perspectivas...

Devido a um projecto que tenho na faculdade, tive de iniciar um novo ciclo com novos alunos.
Nos conselhos que se realizaram ontem, uma directora de turma, pintou um cenário nada promissor para a referida turma. Tem 23 alunos dos quais 11 são repetentes. Para completar o ramalhete, também fomos informados de um aluno, transferido de um colégio, cujo processo vem acompanhado de dados complementares sobre o seu comportamento. Este aluno foi, pelo referido colégio, considerado de difícil "trato", que muda de humor com grande facilidade e que é agressivo. O único documento que vinha a acompanhar a informação era o relatório de um pedopsiquiatra que atribuía o comportamento dele a uma "notória má educação"...
Como podem perceber, as perspectivas não são as melhores, pelo menos nesta turma.
Os colegas, principalmente os mais novos, ficaram um bocado em pânico com o panorama. Este aspecto levou-me a repensar se será correcto esta comunicação de expectativas sobre os alunos. Eu sempre fui contra isto. Tenho algum receio que estes "rótulos" determinem, à partida, a maneira como o professor vai lidar com o aluno e inviabilize uma nova postura deste.
Etiquetas: Coisas da escola
11 COMENTÁRIOS:
Concordo inteiramente com o que dizes; por vezes o exagero da "informação" condiciona a forma de resolver o problema (por ora apenas virtual).
Abraço.
Mais um Ano escolar e problemas para enfrentares,mas não é nada que tu não consigas resolver.Eu cá estarei para o que precisares.
Bjtos
... e cada ano é um ano diferente. As circunstâncias são outras, os ambientes, as amizades e as pessoas mudam. Excesso de informação pode fazer muito mal. Abraços e felicidades.
TZ
Só te posso desejar boa sorte no novo ano lectivo que começa!
Forte abraço
Paizito, confesso que li o post na "diagonal" mas a parte final chamou-me a atenção. Não posso deixar de concordar quando dizes que os "rótulos" não ficam bem nos alunos (nem em ninguém), contudo, discordo quando te questionas acerca da informação dada à escola... Aquilo que te posso dizer, e ao teu lado sou um embrião nestas andanças, é que o melhor é sabermos com o que vamos contar ou pelo menos aquilo que se poderá esperar do aluno em questão do comportamento para que possamos tomar as medidas necessárias se assim for preciso. Quanto ao rótulo, só o faz quem não quer ter trabalho e não se dá ao trabalho de tentar perceber o aluno também na sua individualidade.
Não me vou "esticar" muito mais mas deixa-me só dizer que este ano, para mim, esses casos e outros piores e mais complexos talvez farão parte do meu dia-a-dia. Confesso-me receoso e sempre na dúvida se saberei estar à altura. Por outro lado sei que para além das teorias e ensinamentos dos mais velhos que tanto nos ajudam, a sensibilidade de nós professores nos fará chegar a bom porto. Esforço, dedicação e empenho são palavras que constam no meu dicionário e por te conhecer tão bem sei as mesmas constam do teu e por isso estarás (como sempre) à altura dos problemas que possam surgir.
A todos, e a ti especialmente, desejo um bom início de Ano Lectivo!
Deixa lá, cá nos aguentaremos.
Se te dá algum alívio, eu tenho 7 turmas, área de projecto, formação cívica, estudo acompanhado, clube e 2 direcções de turma do 7º ano, as mais complicadas pelo que já vi nas reuniões. Repetentes, NEE, estrangeiros, problemas graves de comportamento... Enfim, uma animação.
Cum caneco, tão novo e já com um cadrasto desses? Não será negativo que as pessoas começem logo à partida a tratá-lo de modo diferente?
Boa sorte com isso!
Abraço
Julgar as pessoa a partida apenas por um "pedaço de papel", ou com base na opinião dos outros, pode deixar muito a desejar, e condicionarmos os nossos actos com base na opinião alheia ainda pior. Na minha opinião há que conhecer para realmente "ver e julgar"...
Um forte abraço!
A informação nunca é demais, desde que seja gerida com "Sensibilidade e bom senso", que são dons necessários em tudo o que fazemos.
Tenho a certeza que darás conta do recado, pela tua forma ser, actuar, e pela capacidade que mostras no relacionamento com os outros.
Que tenhas um excelente ano lectivo.
Abraços
Quero agradecer, em primeiro lugar, a todos que, com o seu comentário, me ajudaram a pensar nesta situação. De facto a informação é importante mas, nestes casos pode influenciar, sobretudo, a actuação inicial. Confesso que, nas duas aulas que já dei aquela turma, estive com uma atenção especial aquele aluno. Era inevitável que assim acontecesse...
Mas será que ele percebeu isto? Será que se sentiu observado e pensou que eu já estaria "de pé atrás?
Tentei ser o mais discreto e natural possível...
Mas será que o resto dos professores conseguiram ser suficientemente discretos?
São questões como estas que, em educação não têm respostas lineares...
Olá amigo. Esta informação pode ser algo útil mas um bom professor não se deixa condicionar pr elas. Temos que filtrar a informação. Esta terá sempre que ser utilizada no apoio dos alunos e nunca contra eles. Já tive alunos cujos comportamentos e resultados escolares foram muito diferentes ao longo do ano do que vinha escrito nos registos. Usa essa informação para auxiliar quem precisa e nunca para fazer ideias pré definidas. São os anos..já cá acntam 22 a «aturar» meninos..rsss Jocas. Tozinho
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