E assim vão as aulas de substituição (*)
Olá amigos
Finalmente ontem fui chamado para substituição na escola. Mas que alegria. Realmente isto de andar horas a fio a passear entre a sala de professores, a sala de fumadores e a casa de banho não dá para mim. Que tédio credo. Mas como as tais aulas de subsituição não são para dar matéria mas sim entreter os alunos e pô-los de castigo 8 e 9 horas por dia presos dentro de uma sala de aulas, tive que encontrar estratégias. Refere-se que fui substituir uma colega de Inglês sendo eu de História. Estão a ver o filme. Como os alunos estão revoltadíssimos com isto tudo, tive que os tirar da sala. Fomos ver um filme sobre insectos. A biblioteca da escola estava às moscas como sempre está agora. Os livros, os jogos e os computadores fazem companhia uns aos outros. Gastaram-se milhares de euros a modificar e a equipar as bibliotecas escolares nestes últimos anos, professores fizeram formação na área para agora reinar o silêncio total. Enfim. Vamos lá ver se ganho esta hora como extraordinária como está inscrito no Estatuto da Carreira Docente. Outra coisa. A turma não é minha, não conhecia os alunos e para os chamar inventei uns apelidos jeitosos, tipo: baixinha, moreno, grandalhão. Bela pedagogia sim senhor. Mas não tenho culpa. Como mais substituições farei, agradeço que me mandem sugestões de actividades a fazer. Já pensei fazer um torneio de sueca, gamão e outras coisas afim. Então se me chamam para dar Física ou Matemática ao 9º ano.....ui, vão sair craques naquilo...rssss. E assim, eu, professor licenciado com 18 anos de estudo, profissionalizado, centenas de horas em formação contínua, vou fazendo trabalho de animador cultural, tarefeira, empregada, bombeiro...etc....E com isto, os alunos portugueses vão ser de certeza os melhores a Matemática na Europa....ai vão vão.
(*) Email recebido de um amigo que às vezes anda por aqui. Se quiser “acusar-se” teremos todo o gosto.
Finalmente ontem fui chamado para substituição na escola. Mas que alegria. Realmente isto de andar horas a fio a passear entre a sala de professores, a sala de fumadores e a casa de banho não dá para mim. Que tédio credo. Mas como as tais aulas de subsituição não são para dar matéria mas sim entreter os alunos e pô-los de castigo 8 e 9 horas por dia presos dentro de uma sala de aulas, tive que encontrar estratégias. Refere-se que fui substituir uma colega de Inglês sendo eu de História. Estão a ver o filme. Como os alunos estão revoltadíssimos com isto tudo, tive que os tirar da sala. Fomos ver um filme sobre insectos. A biblioteca da escola estava às moscas como sempre está agora. Os livros, os jogos e os computadores fazem companhia uns aos outros. Gastaram-se milhares de euros a modificar e a equipar as bibliotecas escolares nestes últimos anos, professores fizeram formação na área para agora reinar o silêncio total. Enfim. Vamos lá ver se ganho esta hora como extraordinária como está inscrito no Estatuto da Carreira Docente. Outra coisa. A turma não é minha, não conhecia os alunos e para os chamar inventei uns apelidos jeitosos, tipo: baixinha, moreno, grandalhão. Bela pedagogia sim senhor. Mas não tenho culpa. Como mais substituições farei, agradeço que me mandem sugestões de actividades a fazer. Já pensei fazer um torneio de sueca, gamão e outras coisas afim. Então se me chamam para dar Física ou Matemática ao 9º ano.....ui, vão sair craques naquilo...rssss. E assim, eu, professor licenciado com 18 anos de estudo, profissionalizado, centenas de horas em formação contínua, vou fazendo trabalho de animador cultural, tarefeira, empregada, bombeiro...etc....E com isto, os alunos portugueses vão ser de certeza os melhores a Matemática na Europa....ai vão vão.
(*) Email recebido de um amigo que às vezes anda por aqui. Se quiser “acusar-se” teremos todo o gosto.
16 COMENTÁRIOS:
Quando te acontecer o mesmo, saca do teu album de historias e entretem os "meninos" !!!
Bom dia TZ.
Bjs
Dizem que a falta de aptidão para a matemática é uma questão cultural, não digo que não, quem melhor que um professor de historia que domina a cultura para reverter a situação. LOL (Brincadeirinha inocente, espero que ninguém se ofenda).
Quando a sugestões, porque não jogar à macaca, ao lenço, ao berlinde, por a malta a jogar jogos tradicionais…(não levem a sério).
Se me acontecer já sei o que vou fazer... Atletismo!!!
Por exemplo,
56 metros carteiras!
Salto ao quadro preto!
...
Eu, por acaso tenho uma sorte danada: não tenho aulas de substituição. Tenho cargos com reduções e, sabendo do meu fascínio pela vida artística, colocaram-me três horas num núcleo de expressão dramática! ;))) É agora que finalmente vou tentar fazer uma "soap" ou algo tipo Monty!
De qq forma há livros com actividades engraçadas para se fazer na sala, formando os alunos e dando-lhes oportunidade de fazerem ou desempenharem papeis diferentes. Vou ali procurar um e daqui a bocado já dou a referência. Pode ser que resulte! :)
Não ponhas dúvida, Urso!
Entretanto, aqui vai o livro que tinha referido:
"83 jogos para a dinâmica de grupos (um manual para psicólogos, professores, operadores sociais, animadores...)", PAULUS Editora, 4ª Ed. de Nov. de 2003. Não tem autor, é uma tradução italiana que em Portugal vem com a insólita indicação na capa "Ao cuidado de Sabina Manes"!
O livro tem muita coisa para se explorar com os alunos, com hipóteses e sugestões para todas as idades. Vale a pena. Comprei-o em Setembro do ano passado na FNAC, por 8.10 euros.
Se o amigo "substituto" quiser experimentar... :)
Ah, ah! Um passarão soltou-se e acabei por saber que o nosso Imperador faz anos.
Pois aqui vai a minha "ómenage":
Paramuitosbéns
Que o resto da vida te seja meiga,
Venham de lá esses ossos
Quero uma festa de pão com manteiga!
(foi para rimar...)
Tudo de muito bom é o que te desejo, companheiro! :))
Bem! Acabei de saber que foi falso alarme: afinal não fazes anos. Mas não retiro uma palavra ao que disse, he he he ! :)
Eles querem me fazer mais velho... mas que amigos que eu tenho!!!!
heheheheheheheheheh
nao creia que as coisas sao muito diferentes na espanha. ânimo!
o tom de fastio que percorre o post é bem sintomático do "tipo" de profs que enxameiam as nossas escolas.
é que ser pedagogo e ser prof são coisas que, parece, não cabem nas cabecinhas "formatadas" dos sôtóres.... :P
os sôtores só servem para, pelos vistos, injectarem nas criancinhas as "habilidades" que previamente lhes incutiram no "circo" do superior...
puracaso, no caso do post, o autor até revela ter qualidades de pedagogo,... mas o que É PENA é borrar a pintura toda com o desprezo que se presta para a função...e o frete que é lidar com as crianças....como se estas fossem uns "aliens" a exterminar... !!!
Hey, teacher...leave the kids alone!!!
dasse, isto ficou muita a sério.....lolllllllllll
Cada macaco no seu galho!
Uma coisa é "dar aulas" da especialidade que escolhi, ou mesmo "animar" espaços que, de um modo ou outro, tenha a ver com a minha área.Nesses espaços até teria cabimento as aulas de substituição...
Outra é "vai ali aturar" os alunos apenas para dizer que não têm furos...
Há aqui leituras difíceis. Olhares diferentes e perspectivas opostas. Há dias disse que os portugueses desconfiam do ensino (pais, alunos e profs), mas esqueci-me de concluir que os portugueses também desconfiam dos professores. Talvez pelas más experiências que tiveram, pelas experiências que nunca souberam aproveitar ou, se calhar,... porque sempre esteve na moda dizer mal de professores. Sem querer estar a vitimizar a classe, isto está como um pensador disse há dias:"alguém tem de ser o bode expiatório da nossa frustração, não é?!". Pois é. É, é...
"Stores", só lhes pedem um pouco de imaginação. Concordo que o ensino não está bem, que os Profissionais de Educação estão desmotivados, e muitas mais coisas que não funcionam, concordo. Mas um Professor que é chamado para fazer uma substituição, não se pode sentir frustado, porque a arte de ensinar também passa por educar, e nesse tempo lectivo, o Educador pode falar de Cidadania, Ética, Boas maneiras, histórias de vida, e tantos outros temas que irão valorizar os adolescentes que têm pela frente... Eu, há 18 anos, fazia isto com os meus alunos e sentia-me recompensado!
O problema está mesmo aí, ZC, "fiz isso com os meus alunos"...
Para se poder abordar esses e outros assuntos tem de haver uma empatia e confiança entre as pessoas, que no caso das subsituições não há!
Bom dia! :)
Os alunos vêem com maus olhos um intruso que lhes vem "roubar" um "feriadinho"...
Mas eles habituam-se! Que remédio...
O professor substituto acusa-se. Apenas quero lembrar que a esmagadora maioria das nossas escolas não têm as mínimas condições para tais actividades. Não se pode dar pérolas a porcos enquanto as pocilgas não estiverem limpas. Como material de substituição terei na maioria das vezes uma sala e um quadro com marcadores. Sem farinha não se faz bolos. Dei aulas de História em salas de Trabalhos Manuais ainda no ano passado. Quem quiser ver in loco o Zi dá o contacto. Até alojamento vos ofereço. Abraços a todos.
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