Os meus alunos - Parte 2
Eu estou a dar uma cadeira nova, semestral e com a duração de 6 horas semanais (2 x 3).
O programa, composto de 3 módulos não sequenciais, tem como metodologia de trabalho, o trabalho cooperativo, desenvolvido, essencialmente, no decorrer da aula.
O facto de ter estado “de perna estendida” quase um mês, fez com que tivesse de fazer alguns ajustes no sentido de conseguir uma unidade e funcionalidade do programa. Para além disso, foi para não os prejudicar com passagem administrativa que fiz um esforço enorme para ir dar aulas nas condições em que me encontrava! É que eu exijo muito deles mas depois sei recompensar...
Ora os meninos (e as meninas) parece que não perceberam o “espírito da coisa”...
Faltam, chegam atrasados pensando que “como o gajo é porreiro não se vai chatear...”
Mas enganaram-se!!!!
De “saco cheio” e depois de alguns avisos meio sérios, meio em tom de brincadeira, decidi que para comportamentos de “putos” medidas para “putos”.
Na terça-feira, às 8:15 tinha na aula (das 8h), 10 dos 26 alunos que fazem parte da turma. Levantei-me e com a “muleta” numa mão e a chave na outra... pimba - porta fechada à chave!!!!
Na verdade, eles (os atrasados), até conhecem o professor... apenas umas batidas envergonhadas na porta e rumaram ao bar...
Na quinta-feira lá estavam todos às 8h, bem dispostos à excepção de uma menina que entrou, tal como um toiro na praça, com uma crença bem vincada – dizer umas verdades ao professor!!!
E lá se cumpriu a lide... ela disse as supostas verdades, mas ouviu o que não gostou. Por acaso até é das que habitualmente chegava atrasada....
Mas julgam que a história acaba aqui????
Não!!! A “lição” ainda não estava completa...
Uma visita a um site de um projecto meu, que por acaso tem uma lista bem extensa de textos com download e tudo e heis que lhes salta “para o colo” um texto a cada um, para analisar e fazer a respectiva ficha de leitura...
A justificação deste trabalho suplementar, para os que não tinham assistido à aula anterio,r não os deve ter convencido... tem graça, a mim também não...
Mas nada melhor para recuperar a aula que tinham perdido, do que trabalhar um pouco sobre a temática que tinha sido abordada...
Nem pensar que era um “castigo” ou “punição”... nada disso :)
O que eles não sabem, nem sonham, é que a ideia dos textos só me surgiu quando estava a apresentar o referido site....
Acham que fui mauzinho?????
É que eles têm sido “porreiros”! Vão me buscar o portátil ao meu gabinete, trazem-me café no intervalo...
Apenas mais alguma informação:
- O ambiente voltou à normalidade...
- A menina da “lide” já entregou o trabalho e hoje até me ofereceu um bocadinho de uma “barrinha de cereais”...
- Eu gosto muito dos meus alunos... e acho que eles sabem disso :)
- Oportunamente vos direi as notas finais da cadeira...
Nota: Publicado durante o intervalo da aula ouvindo... RUFUS!
O programa, composto de 3 módulos não sequenciais, tem como metodologia de trabalho, o trabalho cooperativo, desenvolvido, essencialmente, no decorrer da aula.
O facto de ter estado “de perna estendida” quase um mês, fez com que tivesse de fazer alguns ajustes no sentido de conseguir uma unidade e funcionalidade do programa. Para além disso, foi para não os prejudicar com passagem administrativa que fiz um esforço enorme para ir dar aulas nas condições em que me encontrava! É que eu exijo muito deles mas depois sei recompensar...
Ora os meninos (e as meninas) parece que não perceberam o “espírito da coisa”...
Faltam, chegam atrasados pensando que “como o gajo é porreiro não se vai chatear...”
Mas enganaram-se!!!!
De “saco cheio” e depois de alguns avisos meio sérios, meio em tom de brincadeira, decidi que para comportamentos de “putos” medidas para “putos”.
Na terça-feira, às 8:15 tinha na aula (das 8h), 10 dos 26 alunos que fazem parte da turma. Levantei-me e com a “muleta” numa mão e a chave na outra... pimba - porta fechada à chave!!!!
Na verdade, eles (os atrasados), até conhecem o professor... apenas umas batidas envergonhadas na porta e rumaram ao bar...
Na quinta-feira lá estavam todos às 8h, bem dispostos à excepção de uma menina que entrou, tal como um toiro na praça, com uma crença bem vincada – dizer umas verdades ao professor!!!
E lá se cumpriu a lide... ela disse as supostas verdades, mas ouviu o que não gostou. Por acaso até é das que habitualmente chegava atrasada....
Mas julgam que a história acaba aqui????
Não!!! A “lição” ainda não estava completa...
Uma visita a um site de um projecto meu, que por acaso tem uma lista bem extensa de textos com download e tudo e heis que lhes salta “para o colo” um texto a cada um, para analisar e fazer a respectiva ficha de leitura...
A justificação deste trabalho suplementar, para os que não tinham assistido à aula anterio,r não os deve ter convencido... tem graça, a mim também não...
Mas nada melhor para recuperar a aula que tinham perdido, do que trabalhar um pouco sobre a temática que tinha sido abordada...
Nem pensar que era um “castigo” ou “punição”... nada disso :)
O que eles não sabem, nem sonham, é que a ideia dos textos só me surgiu quando estava a apresentar o referido site....
Acham que fui mauzinho?????
É que eles têm sido “porreiros”! Vão me buscar o portátil ao meu gabinete, trazem-me café no intervalo...
Apenas mais alguma informação:
- O ambiente voltou à normalidade...
- A menina da “lide” já entregou o trabalho e hoje até me ofereceu um bocadinho de uma “barrinha de cereais”...
- Eu gosto muito dos meus alunos... e acho que eles sabem disso :)
- Oportunamente vos direi as notas finais da cadeira...
Nota: Publicado durante o intervalo da aula ouvindo... RUFUS!
10 COMENTÁRIOS:
Apesar de já conhecer a história, gostei do texto. Não acho que tenhas sido "mauzinho". Não estou no meio académico, mas já temos conversado sobre o assunto; há que respeitar e ser respeitado ... continua Tongzhi.
Gostei! mauzinho???? antes pelo contrário!
Eh, eh... Também já tranquei a porta (não no público, mas no privado!). É pedagógico, é pedagógico... ;)
Lol Panasca-mor!!!
Hoje fui eu e foi Rufus. Na terça foi um aluno e foi The Jimmy Castor Bunch...
Cada dia uma pessoa escolhe!
Aqui há tempos foi uma aluna com um tal de Pluto... vai lá, vai... letras "pesadissimas"
fiquei ainda mais teu fã! boa abordagem! ;)
urso
Ficha de leitura? Qual era o livro ? :))))
Que professor mau :P Eu logo lhe dizia umas verdades, que nem a miuda muito "rapteza" :PPPP
Ah, já mudei, a pedido de muitas famílias ... http//epistolas-estrabicas.blogspot.com, acabou a identidade dupla :P
L3ka, não eram livros, eram textos mais pequenos... mau mas não tanto ;)
Sabes, os alunos mais "interventivos" a todos os níveis, são os que me "desafiam" mais... "mongas" não, obrigado :)
Thks URSO! Sábado dou-te um abraço ;)
heheheheh
Cindoka!
Ainda hoje vou postar qq coisa sobre a Benção! Não vou estar, não!
Mil beijos de felicidades para ti
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